Copa do Mundo de 1982 - Brasil x Itália, a Tragédia do Sarrià

Dia 05 de julho de 2012 fez 30 anos da partida entre Itália e Brasil válida pelo grupo 3 da segunda fase da Copa do Mundo de 1982, na Espanha.

O jogo foi realizado no antigo estádio do RCD Espanyol, "Estadi de Sarrià". Naquela copa, a segudna fase foi composta por 4 grupos com 3 seleções cada e ao lado de Brasil e Itália, estava a Argentina.



No forte grupo, a primeira partida terminou em 2 a 1 para a Itália frente a Argentina. No segundo jogo, o Brasil fez 3 a 1 sobre o rival sulamericano.

Tudo seria decidido na terceira partida. Pelo saldo de gols, o Brasil levava vantagem do empate.


Considerada favorita, a seleção brasileira havia vencido todos os jogos até então, enquanto a Itália vinha apresentando um futebol fraco só passando da primeira fase após 3 empates.

Logo no início a Azzurra saiu na frente com o até entào apagado Paolo Rossi. O Brasil empatou com Sócrates. Ainda no primeiro tempo, mais uma vz, Rossi e o 2 a 1 para a Itália ao fim da primeira etapa. Aos 13 minutos do segundo tempo, novamente o empate do Brasil com Falcão. Porém aos 29 minutos após escanteio, a bola sobra na entrada da área, um chute é desferido e a bola, ingrata, acha ele, Paolo Rossi, que desvia sua trajetória e mata Valdir Peres, 3 a 2. O terceiro gol da Itália, terceiro de Rossi!








Por ironia do destino, o time que só jogava no ataque estava todo dentro da área no lance trágico tentando segurar o empate. O Brasil tem uma última chance, mas o veterano goleiro Dino Zoff decreta a derrota brasileira ao fazer uma defesa espetacular em uma cabeçada certeira de Oscar.
Ainda nesta partida, o zagueiro italiano Claudio Gentile marcou Zico brilhantemente, chegando ao ponto de rasgar a camisa do "galinho" dentro da área, mas o juiz israelense Abraham Klein não marcou penalti.

Gentili e sua marcação implacável

A seleção que encantou o mundo voltava para casa, enquanto a pragmática viria a ser a campeã daquela copa. Para muitos essa partida foi o divisor de águas para o crescimento do chamado futebol de resultados.

Até hoje, para muitos, ao lado da Hungria de 1954 e Holanda de 1974, o Brasil de 1982 figura entre as melhores seleções que disputaram, mas não venceram um mundial. Mas justiça seja feita, a Itália de 1982 não apresentou bom futebol na primeira fase, mas já mostrou a que vinha contra a Argentina e na realidade era uma grande seleção com nomes do calibre de Dino Zoff, Antonio Cabrini, Giuseppe Bergomi, Claudio Gentile, Gaetano Scirea, Francesco Graziani, Gabriele Oriali, Marco Tardelli, Bruno Conti, além do próprio Paolo Rossi.


O jogo da derrota do Brasil frente à Itália ficou conhecido como "A tragédia do Sarriá ou a A Batalha de Sarriá". O Estádio Sarriá não existe mais, pois o Espanyol possuía muitas dividas em meados dos anos 1990 e para quitá-las, teve que vender o terreno para uma construtora, que o demoliu em agosto de 1997 e montou no lugar um luxuoso conjunto residencial.






Especial da ESPN - Barcelona, 05 de julho, 30 anos depois





A Itália se vingava de 1970, porém nós revidamos 12 anos depois em 1994.

2 comentários:

  1. A Itália jogou bem. Era um grande time, tanto é ganhou essa copa de 82 derrotando a Alemanha por 3X1. E no triste jogo contra o Brasil fez 3 gols dentro da área brasileira, superando a zaga. Pennso que a bola entrou na direção da baliza canarinho, e não foram chutes a longa distância, sem rumo ou aleatórios do Paolo Rossi, muito menos frangos do Valdir. Foi eficiência de um atacante rápido e oportunista, bem diferente do tal do "Chulapa". Então, das duas uma ...ou a nossa zaga não era boa ou o ataque italiano fez jus aos gols. A seleção brasileira jogava bonito, notadamente em seu meio de campo, mas nunca vi esse como uma zebra. ...qualquer uma das seleções poderia ter vencido. Quincas Barreto.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: