Bélgica x Alemanha Oriental 1990 - A última partida dos Azuis do Leste

O sorteio para as eliminatórias da Euro 1992 ocorreu no dia 02 de fevereiro de 1990. Nele, a Alemanha Oriental caiu no grupo 5 ao lado da Alemanha Ocidental, Bélgica, País de Gales e Luxemburgo.

No dia 23 de agosto, pouco mais de um mês antes do início da disputa, a reunificação das Alemanhas foi confirmada para o dia 03 de outubro.


Desta maneira o jogo que abriria as disputas do grupo entre Alemanha Oriental e Bélgica no dia 12 de setembro, foi convertido em um amistoso e as outras partidas dos "Azuis do Leste" foram canceladas pela UEFA. A federação de futebol da Alemanha Oriental foi integrada a da Ocidental e disputariam as eliminatórias como uma única nação.


Os esperados confrontos entre os alemães do leste e do oeste não ocorreriam pelas eliminatórias. Porém, um amistoso entre os dois países foi marcado para o dia 21 de novembro (data do confronto válido pelas eliminatórias) na cidade de Leipzig para comemorar a reunificação. Contudo, protestos e confrontos acabaram por cancelar a partida.

Portanto, no dia 12 de outubro, na cidade de Bruxelas, encerrava a história de uma seleção que conquistou um ouro (Montreal 1976), uma prata (Moscou 1980) e um bronze (Munique 1972) nos jogos olímpicos.

Disputaram uma Copa do Mundo, justamente nos vizinhos ocidentais em 1974. Ficaram em primeiro no grupo após vitória sobre a Austrália, empate com o Chile e vitória sobre a Alemanha Ocidental. Na segunda fase, empataram com a Argentina e perderam para Holanda e Brasil. 


Protagonizaram ainda uma das partidas mais sensacionais da seleção brasileira que eu já vi. Um amistoso, a despedida do Brasil das terras brasileiras antes da Copa de 1990. Um jogão!  

Fica a saudade e as imagens deste Alemanha Oriental 2 x 0 Bélgica. Matthias Sammer teve a honra de marcar os dois últimos tentos para a Alemanha Oriental. De quebra, foi a primeira derrota dos belgas em casa desde o dia 12 de outubro de 1988, quando perderam um amistoso em Antuérpia para o Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: