Relembrando a Copa do Mundo de 1990 - Parte IV (Final)

Partes I, II, III e IV (Final).

Chegamos nas quartas de finais com algumas surpresas e algumas barbadas. Em todas as partidas era o confronto de uma seleção que já havia sido campeã mundial contra uma que estava buscando o título pela primeira vez.



A Argentina, que até então não havia mostrado bom futebol, manteve-se nessa rotina. Os "Hermanos" só conseguiram passar pela Iugoslávia na disputa por penaltis, graças a excelente atuação do goleiro Goycochea após um empate por 0 a 0. 

Argentina 0 x 0 Iugoslávia - Vitória da Argentina nos penaltis



A anfitriã Itália teria pela frente a Irlanda, que chegou às quartas sem vencer uma única partida. Foram 4 empates por 1 a 1 contra Inglaterra e Holanda e 0 a 0 contra Egito e Romênia. A "Azzurra" passou apertado pela forte retranca irlandesa e só conseguiu vencer graças a falha do goleiro.

Itália 1 x 0 Irlanda



Alemanha Ocidental vinha realizando grandes jogos e enfrentaria a Tchecoslováquia que não teve dificuldades em passar pela Costa Rica. Os alemães confirmaram o favoritismo, sem antes passar um aperto frente a forte seleção tchecoslovaca. Comunismo x capitalismo nas quartas de finais da Copa e a vitória da Alemanha Ocidental por 1 a 0 graças a um gol de penalti.

Alemanha Ocidental 1 x 0 Tchecoslováquia



Já a Inglaterra enfrentaria a sensação da Copa, Camarões. Foi o melhor jogo do torneio, com o "English Team" vencendo os camaroneses apenas na prorrogação graças a um penalti. Após a eliminação do Brasil, a torcida brasileira meio que adotou Camarões e isso ficou notório na narração do Galvão Bueno, que enquanto tava vencendo elogiava, depois que estava perdendo, começou a cornetar a seleção africana como fez com a brasileira. Hilário!



Inglaterra 3 x 2 Camarões



Na época o Esporte Espetacular era exibido na madrugada de domingo para segunda após o Domingo Maior. Abaixo, a edição do dia 07 de julho de 1990 com a reportagem sobre as quartas-de-finais da Copa'90.



Portanto, nas semifinais, nenhuma surpresa. Apenas seleções que estavam em busca de repetir o feito de ser campeãs do mundo. Itália (1934 e 1938), Alemanha Ocidental (1954 e 1974) e Argentina (1978 e 1986) na busca pelo terceiro título e Inglaterra (1966) na busca pelo segundo.

Itália e Argentina iniciaram a disputa. A princípio, pelo fato de estar jogando em casa, mas principalmente pela seleção sulamericana não estar apresentando um bom futebol, os italianos eram favoritos. Porém, a Itália não conseguiu desenvolver seu futebol. Era como se estivessem sentindo a pressão. Apesar de terem saído na frente logo no início, deixaram a Argentina empatar já na segunda metade do segundo tempo. Foi o primeiro gol sofrido pela Itália na copa! Nos penaltis, mais uma vez brilhou a estrela de Goycochea.

Itália 1 x 1 Argentina - Vitória da Argentina nos penaltis



Decisão por penaltis completa - SBT




Inglaterra e Alemanha Ocidental fizeram um jogo nervoso. Os alemães não conseguiram apresentar a mesma performance que vinham apresentando. 1 a 1 e mais uma disputa por penaltis.

Alemanha Ocidental 1 x 1 Inglaterra - Vitória da Alemanha Ocidental nos penaltis



Disputas pelo terceiro lugar nas copas não possuem um propósito claro. Como era de se esperar foi uma partida onde Itália e Inglaterra entraram para cumprir tabela. No final das contas os italianos mostraram mais força, talvez apoiados pela torcida que não os abandonou após a traumática derrota para a Argentina.

Itália 2 x 1 Inglaterra



A grande final foi disputada no Estádio Olímpico de Roma. Em campo a seleção que vinha apresentando o melhor futebol do torneio, Alemanha Ocidental, contra a que mostrava um futebol fraco, Argentina. Contudo, nem de longe podia-se dizer que após eliminar Brasil, Iugoslávia e a anfitriã Itália, a Argentina era favas contadas.


Me lembro bem deste dia. Os vizinhos se juntaram a nós em casa para acompanharmos o jogo. Colocamos a TV no quintal e fizemos um churrasco. Momentos antes minha mãe apostou com um dos conhecidos uma garrafa de vodka. Ela apostou na Alemanha e ele na Argentina. Ela nunca recebeu a vodka.

Quatro anos antes, estas duas seleções se encontraram no México e fizeram uma grande final. Seria mais uma vez dia dos albicelestes ou seria a vez da vingança?

O jogo foi truncado e no final das contas a seleção que apresentou o melhor futebol no torneio inteiro venceu com um gol de penalti.


Alemanha Ocidental 1 x 0 Argentina



Trechos da Globo com a festa de premiação



Trecho do Fantástico do dia da final. Reportagem sobre a partida a partir de 3:42



E assim terminou a Copa do Mundo de 1990. Para mim, muito marcante. Pela derrota traumática para a Argentina, pela festa que foi Camarões, pela derrota do nosso rival e algoz na final. Guardo entre as minhas lembranças de 9 anos de idade, um cantinho especial para esta copa.

Partes I, II, III e IV (Final).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: