Eurocopa 1988

Disputada na Alemanha Ocidental entre os dias 10 e 25 de junho, a oitava edição do torneio tinha nos anfitriões os favoritos ao título. Atuais vice-campeões mundiais e jogando em casa, era difícil alguém duvidar deste favoritismo mesmo participando do torneio outras seleções recheadas de talentos, como a Inglaterra, Espanha, Holanda, Itália e União Soviética.

Contudo, por essas coisas que só acontecem no futebol, o "previsível" Campeonato Europeu de Futebol de 1988 acabou entrando para a história por vários motivos.


Foi a primeira participação da Irlanda no torneio, que teve a sorte de estar em um grupo relativamente fácil nas eliminatórias. Além de irlandeses, o grupo 7 das eliminatórias contava com Bulgária, Bélgica, Escócia e Luxemburgo. Provavelmente se estivesse em outro grupo, como o 4 ou 6 onde Inglaterra e Dinamarca deixaram para trás as fortes seleções da Iugoslávia e Tchecoslováquia, respectivamente, os irlandeses não estariam em Stuttgart no dia 12 de junho para sua primeira partida na história das Eurocopas.

Além disso, essa Euro marcou a última participação da Alemanha Ocidental, que participaria de 1992 já reunificada à Oriental, e da União Soviética, que se desintegraria em 1991 e participaria de 1992 como CEI.

Para finalizar, é até hoje o único título da tradicional e sempre forte Holanda.

Mas voltando ao torneio em si, vale lembrar que na época apenas oito seleções participavam da Eurocopa, de modo que além dos anfitriões, apenas os campeões de cada um dos sete grupos das eliminatórias estavam presentes.

O grupo A, além da Alemanha Ocidental, contava com a Itália, Espanha e uma das surpresas da Copa de 1986, a Dinamarca. No final, os alemães confirmaram o primeiro lugar do grupo após empate com os italianos e vitória sobre espanhóis e dinamarqueses. A Itália teve o mesmo retrospecto e só ficou em segundo pelo saldo de gols. O terceiro lugar foi decidido logo na primeira fase com a vitória da Espanha sobre a Dinamarca, que pretendia se "vingar" da humilhante eliminação para a Espanha na Copa de 1986, porém sem ter obtido êxito.

Alemanha Ocidental 1 x 1 Itália

Jogo de abertura do torneio realizado em Dusseldorf.



Espanha 3 x 2 Dinamarca



Alemanha Ocidental 2 x 0 Dinamarca



Itália 1 x 0 Espanha

 


Alemanha Ocidental 2 x 0 Espanha

Os comentários estão em italiano, de modo que quando o comentarista refere-se a Monaco, está se referindo a cidade de Munique, não ao principado.




Itália 2 x 0 Dinamarca



O grupo B tinha União Soviética, Holanda, Inglaterra e Irlanda. Antes do início das partidas, todos pensavam que a Irlanda seria o peso da balança, com a premissa de que quem perdesse pontos contra os irlandeses teria problemas para se classificar. Contudo, o grupo se mostrou com mais alternativas do que se esperava. A Inglaterra é que acabou sendo o saco de pancadas do grupo perdendo as três partidas. Além da vitória sobre os ingleses, a Irlanda ainda empatou com a União Soviética e perdeu para a Holanda fazendo um excelente papel em sua primeira disputa. A decisão entre primeiro e segundo colocado ficou mesmo para o confronto direto entre soviéticos e holandeses. Melhor para os vermelhos, que venceram os laranjas por 1 a 0 na primeira rodada.

Irlanda 1 x 0 Inglaterra

Logo na primeira rodada do grupo, um resultado surpreendente do qual o English Team não se recuperou. Certamente, a zebra da Euro 1988.



União Soviética 1 x 0 Holanda



Holanda 3 x 1 Inglaterra



Irlanda 1 x 1 União Soviética



União Soviética 3 x 1 Inglaterra



Holanda 1 x 0 Irlanda



Desta maneira as semifinais seriam Alemanha Ocidental x Holanda e União Soviética x Itália. Mais dois clássicos do futebol nesta Euro recheada de grandes jogos. Bons tempos esses em que os interesses econômicos não se sobrepujavam aos esportivos e os campeonatos não eram inflados. A Eurocopa com oito participantes só tinha grandes jogos.

Na primeira partida das semifinais, um revés complicado de digerir pelos torcedores alemães. A Holanda finalmente dava o troco com estilo à derrota na final da Copa do Mundo de 1974. E o troco veio com estilo, com a virada faltando dois minutos para o término do jogo.

Alemanha Ocidental 1 x 2 Holanda



Na segunda semifinal tudo podia acontecer e os vermelhos venceram a azzura por 2 a 0 em outro grande jogo.

União Soviética 2 x 0 Itália




Chegamos finalmente a final. Na primeira fase, vitória dos soviéticos por 1 a 0. Mas a Holanda tinha Van Basten e Gullit, que fizeram a diferença. No primeiro tempo, gol de Gullit, o primeiro do camisa 10 no torneio. Claramente, a Holanda estava melhor n partida e no segundo, um cruzamento alto parece que irá se perder, mas ele encontra Van Basten. O atacante pega de primeira  e o resultado é um chute cruzado que encobre o goleiro Dasayev. Um dos mais bonitos da história, não só da Eurocopa, mas do futebol em todos os tempos. A URSS ainda teve um penalti sobre Hotsmanaw a seu favor que poderia recolocá-los na briga, mas Van Breukelen defendeu o chute de Byelanov.

Holanda 2 x 0 União Soviética







Para finalizar, a compilação em apenas um vídeo de todos os gols da Euro 1988.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: