Guerra Fria de chuteiras: a história dos confrontos entre EUA e URSS

Com a tensão entre as duas nações em alta e o desempenho fraquíssimo da seleção estadunidense até meados dos anos 80, era de se esperar que um confronto entre as duas superpotências da Guerra Fria ocorresse por um torneio oficial apenas na segunda metade da década de 80. Digo isso, pois até então era impensável que União Soviética e Estados Unidos se enfrentassem em uma partida amistosa e como o desempenho do time da terra do Tio Sam era fraco, dificilmente as duas seleções se encontrariam.


Apesar de haverem registros de duas partidas ocorridas entre EUA e URSS no ano de 1979, ambas com vitória dos soviéticos por 3 a 1 e 4 a 1, conste-se que estes jogos foram realizados por jogadores sêniors, de modo que não há envolvimento das federações dos dois países. Por isso, não são definidas como partidas oficiais. O mesmo vale para um partida realizada em 17 de agosto de 1991 em Moscou e vencida também pelos soviéticos por 2 a 1. Infelizmente não consegui descobrir os motivos desse jogo não ser considerado oficial. Mas vale o registro uma vez que foi a primeira e única vez que um time representando os Estados Unidos como nação jogou em terras soviéticas.

A primeira e única partida válida por um torneio oficial ocorreu no dia 22 de setembro de 1988 na cidade de Daegu e foi válida pela primeira fase das Olimpíadas de Seul.

União Soviética 4 x 2 Estados Unidos



Com a abertura política ocasionada pela Glasnost, soviéticos e estadunidenses se enfrentaram pela primeira vez em uma partida amistosa no dia 24 de fevereiro de 1990, na cidade de Palo Alto, EUA. 

União Soviética 3 x 1 Estados Unidos

 


O último confronto entre as duas seleções ocorreu por um triangular amistoso realizado em Trinidad e Tobago entre 18 e 23 de novembro de 1990 na cidade de Port-of-Spain. O jogo entre EUA e URSS ficou empatado por 0 a 0. Após uma vitória por 2 a 0 sobre os anfitriões e um empate por 0 a 0 entre estadunidenses e trinitários, o título do torneio ficou para a URSS. 

Esse foi o último título conquistado pela seleção de futebol da União Soviética.

A título de curiosidade, é importante lembrar que o primeiro confronto da sucessora da União Soviética, a Comunidade de Estados Independentes, ocorreu justamente contra os Estados Unidos no ano de 1992.

Um comentário:

  1. Ahhh ra ra ra ra ra ra ra ra ra! As duas crianças acabaram por se enfrentarem em jogo...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: