Copa América 1997


A 38a edição da Copa América foi realizada na Bolívia entre 11 de junho e 29 de junho de 1997. A competição contou com a presença de 12 seleções, as dez da Conmebol, mais duas convidadas da Concacaf, México e Costa Rica.


Essa Copa América nada teria de especial se não fosse o fato de ter sido a primeira edição da competição conquistada pelo Brasil fora de seu território. A Bolívia nunca teve uma grande seleção na história do futebol, mas era a favorita por disputar o torneio em sua casa, o que lhe favorecia em vários aspectos, inclusive os relativos aos efeitos da altitude sobre os adversários. Esse favoritismo foi reforçado pela classificação do selecionado boliviano para a Copa do Mundo de 1994 graças justamente aos efeitos que a altitude causava em seus adversários. Naquelas eliminatórias, inclusive, a seleção boliviana foi a responsável pela primeira derrota Canarinho em eliminatórias. Mas o Brasil surpreendeu os anfitriões e mostrando grande capacidade física de alguns jogadores, como Ronaldo e Zé Roberto, acabou sagrando-se campeão ao vencer "La Verde" em seus próprios domínios. Depois deste jogo, o técnico Zagallo disse a célebre frase: "Vocês vão ter que me engolir".

Foi a quinta vez que a seleção brasileira foi campeã da competição, a última havia sido há oito anos, na edição de 1989.

Os jogos foram disputados nas cidades de Cochabamba, Santa Cruz de la Sierra, La Paz e Sucre, com as seleções divididas em três grupos com os dois primeiros classificados, junto aos dois melhores segundos se classificando para as quartas-de-final.


O grupo A era considerado o mais equilibrado. Ao lado da favorita Argentina estavam as boas seleções de Chile, Paraguai e Equador, na melhor geração de sua história. Tanto que os equatorianos surpreenderam e terminaram em primeiro lugar, com os argentinos em segundo, paraguaios em terceiro, os três classificados, e a decepção Chile em último.com três derrotas.

Argentina 0 x 0 Equador



Paraguai 1 x 0 Chile



Equador 2 x 0 Paraguai



Argentina 2 x 0 Chile



Equador 2 x 1 Chile



Argentina 1 x 1 Paraguai



O grupo B, grupo do anfitrião, tinha além da Bolívia, Peru, Uruguai e Venezuela. Como era de se esperar os bolivianos terminaram em primeiro, com a surpresa Peru em segundo, os até então campeões Uruguai em terceiro, contudo sem conseguir se classificar, nova decepção, e o até então saco de pancadas sulamericanos, Venezuela, em último.

Bolívia 1 x 0 Venezuela



Peru 1 x 0 Uruguai



Bolívia 2 x 0 Peru



Uruguai 2 x 0 Venezuela



Bolívia 1 x 0 Uruguai



Peru 2 x 0 Venezuela



O grupo C, tinha Brasil, Colômbia e os dois convidados da Concacaf, México e Costa Rica. Como era de se esperar, brasileiros, mexicanos e colombianos passaram para a próxima fase. Brasil e México, na segunda rodada, fizeram o grande jogo do torneio, com o Brasil vencendo por 3 a 2 após estar perdendo por 2 a 0.

Brasil 5 x 0 Costa Rica



Colômbia 1 x 2 México



Brasil 3 x 2 México



Colômbia 4 x 1 Costa Rica



Brasil 2 x 0 Colômbia



Costa Rica 1 x 1 México



Nas quartas-de-final, a primeira grande surpresa, com o Peru eliminando a Argentina após uma vitória por 2 a 1. Após as três vitórias na fase de grupos, os bolivianos continuaram 100% ao eliminarem a Colômbia também por 2 a 1. Nos outros dois confrontos o México venceu o Equador nos pênaltis após empate por 1 a 1 e o Brasil eliminou o Paraguai após vitória por 2 a 0.

Peru 2 x 1 Argentina



Bolívia 2 x 1 Colômbia



Equador 1 x 1 México. Vitória do México nos pênaltis.



Brasil 2 x 0 Paraguai



Nas semifinais, o esperado confronto entre Brasil e Argentina deu lugar a uma goleada acachapante do Brasil sobre o Peru por 7 a 0! No outro jogo, vitória da Bolívia sobre o México por 3 a 1.

Bolívia 3 x 1 México



Brasil 7 x 0 Peru



Na disputa pelo terceiro lugar, o México venceu o Peru por 1 a 0.

Peru 0 x 1 México



Chegamos então a final. Confesso que após o resultado das eliminatórias para a Copa de 1994 eu não acreditava numa vitória brasileira. Os bolivianos eram puro otimismo. Finalmente sua seleção principal conquistaria seu segundo título (o primeiro e único foi a Copa América de 1963). O estádio em La Paz era só alegria. Alegria que virou decepção após o Brasil surpreender com seu preparo físico impecável e vencer por 3 a 1.

Bolívia 1 x 3 Brasil






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: