Sul x Norte, os confrontos entre as Coreias

Assim como ocorreu com a Alemanha, a divisão da Coreia em Norte e Sul resulta da vitória dos Aliados na II Guerra Mundial. Antes, por 35 anos, o Japão dominava a península mantendo uma relação colonial com o território. Com a derrota do Eixo, o Japão perdeu a soberania. Em uma proposta que obteve a oposição de quase todos os coreanos, os Estados Unidos e a União Soviética concordaram em ocupar temporariamente o país com uma tutela com a zona demarcada de controle ao longo do paralelo 38. O objetivo desta tutela foi o de estabelecer um governo coreano provisório, que viria a ser "livre e independente no devido tempo". Embora as eleições fossem agendadas, as duas superpotências apoiaram líderes diferentes e dois estados foram estabelecidos de forma eficaz. Cada qual reclama a soberania sobre toda a península coreana.

Dado o constante clima de guerra pós Guerra da Coreia, ocorrida, de fato (tecnicamente as duas nações permanecem em guerra), entre 1950 e 1953, o  primeiro confronto entre as duas nações só podia ser oriundo de um partida oficial. Ele aconteceu em Bangkok, Tailândia, no dia 22 de dezembro de 1978, foi válido pelos Jogos Asiáticos e terminou 0 a 0. Dois anos depois, na cidade do Kuwait, a primeira vitória sul-coreana, 2 a 1 em jogo válido pela Copa da Ásia.


Após estes dois primeiros jogos, as duas seleções só voltaram a se enfrentar em 1989 em Cingapura. O jogo terminou em 1 a 0 para os sul-coreanos e valeu pelas eliminatórias para a Copa de 1990. A Coreia do Sul acabou se classificando e ficou ao lado de Espanha, Bélgica e Uruguai no grupo E, sendo eliminada na primeira fase.

O ano de 1990 contou com três partidas. Na primeira, no dia 29 de julho, nova vitória da Coreia do Sul por 1 a 0. O jogo ocorreu em Pequim, China, e valeu pela Copa da Dinastia. No mesmo anos, como reflexo da reaproximação entre Pyongyang e Seul ocorreram dois amistosos no mês de outubro. No prmeiro, dia 11, na capital norte-coreana, vitória dos donos da casa, a primeira no confronto direto, por 2 a 1. No segundo, dia 23, na capital sul-coreana, vitória da seleção da casa por 1 a 0.

Coreia do Sul 1 x 0 Coreia do Norte - Amistoso - 23 de outubro de 1990


Em 22 de agosto de 1992, mais um jogo válido pela Copa da Dinastia. O confronto aconteceu em Pequim e terminou em 1 a 1. Um ano depois ocorreu o maior placar do confronto. No dia 28 de outubro, as duas seleções se encontraram em Doha, Catar, para em jogo válido pelas eliminatórias para a Copa de 1994. A vitória por 3 a 0 classificou os sul-coreanos. Na Copa, a Coreia do Sul ficou ao lado de Alemanha, Bolívia e Espanha, sendo eliminada na primeira fase.

Coreia do Sul 3 x 0 Coreia do Norte - Eliminatórias para a Copa de 1994



As duas seleções só voltaram a disputar um jogo mais de uma década depois, em 2005. Foram dois jogos, com o primeiro, válido pelo Campeonato do Leste Asiático (antiga Copa da Dinastia) foi realizado em Jeonju, Coreia do Sul no dia 04 de agosto e terminou 0 a 0. Além deste jogo, um amistoso em comemoração aos 60 anos de independência das Coreias do domínio japonês foi realizado no dia 14 de agosto em Seul. A Coreia do Sul repetiu neste jogo o maior placar do confronto, 3 a 0.

O Campeonato do Leste Asiático de 2008 viu mais um jogo entre os coreanos. No dia 20 de fevereiro, na cidade de Chongqing, China, empate por 1 a 1.

As eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010 proporcionou mais quatro jogos entre as duas seleções. A tensão entre os dois países tinha voltado a crescer, de modo que a Coreia do Norte se recusava a hastear a bandeira e executar o hino sul-coreano em seu território. Por esse motivo, os jogos entre as duas seleções cujo mando de campo era dos norte-coreanos foram realizados em Xangai, China. Os três primeiros terminaram em empates por 0 a 0 em Xangai, no dia 26 de março de 2008, 0 a 0 em Seul no dia 22 de junho de 2008 e 1 a 1 em em Xangai, no 10 de setembro de 2008. O quarto jogo ocorreu no dia 01 de abril de 2009 em Seul e terminou em vitória da Coreia do Sul por 1 a 0.

Coreia do Norte 1 x 1 Coreia do Sul - Eliminatórias para a Copa de 2010 - 10 de setembro de 2008




Coreia do Sul 1 x 0 Coreia do Norte - Eliminatórias para a Copa de 2010 - 01 de abril de 2009



Ambas as seleções se classificaram para a Copa de 2010. Foi a segunda participação norte-coreana e a oitava sul-coreana. A Coreia do Norte ficou no grupo do Brasil ao lado de Portugal e Costa do Marfim. Foi desclassificada na primeira fase e sofreu a maior goleada do torneio, 7 a 0 contra Portugal. Ja a Coreia do Sul teve ao seu lado Argentina, Grécia e Nigéria. Ficou em segundo no grupo e foi eliminada nas oitavas pelo Uruguai.

No geral foram 15 jogos, com 7 vitórias do Sul, 7 empates e 1 vitória do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: