Taça da Independência do Brasil - Minicopa de 1972

A Taça da Independência do Brasil, também chamado de Minicopa, foi um torneio comemorativo aos 150 anos da independência do Brasil disputado de 11 de junho a 09 de julho. Ele reuniu 18 seleções mais 2 combinados, as seleções da África e da Concacaf.

Seu regulamento, como era de praxe na época, vide os dos Campeonatos Brasileiros, foi bem esdrúxulo. Resumidamente, o torneio contou com três fases distintas.


A primeira, também chamada de fase preliminar, foi composta por três grupos, cada um com cinco seleções, onde apenas a primeira colocada passava para a segunda fase.

O grupo 1, disputado em Aracajú, Salvador e Maceió, era composto por (na ordem da classificação final): Argentina, França, África, Colômbia e Concacaf.

O grupo 2, disputado em Natal e Recife, teve (na ordem da classificação final): Portugal, Chile, Irlanda, Equador e Irã. Fato curioso neste grupo foi a utilização por parte do Irã da camisa do Santa Cruz de Recife no jogo contra a Irlanda. A partida foi disputada no estádio do Arruda na capital pernambucana. Como ambas a seleções entraram em campo com a camisa verde e não possuíam uniformes reservas, foi aventada a hipótese de uma delas usar a camisa do clube dono do estádio. Os iranianos aceitaram.

Reportagem sobre o caso envolvendo Irã e Irlanda em Recife


O grupo 3, disputado em Curitiba, Campo Grande e Manaus, possuía (na ordem da classificação final): Iugoslávia, Paraguai, Peru, Bolívia e Venezuela.

Enfim, como eu disse, apenas o primeiro colocado de cada grupo passava para a próxima fase. Sendo assim, Argentina, Portugal e Iugoslávia se juntaram a Brasil, Escócia, Tchecoslováquia, União Soviética e Uruguai na segunda fase, onde todos os jogos foram disputados em Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro.

Desta maneira, os grupos ficaram assim dispostos, lembrando que a ordem segue a classificação final de cada grupo:

Grupo A: Brasil, Iugoslávia, Escócia e Tchecoslováquia.

Brasil 0 x 0 Tchecoslováquia



Brasil 3 x 0 Iugoslávia



Brasil 1 x 0 Escócia



Grupo B: Portugal, Argentina, União Soviética e Uruguai.

A terceira fase foi composta pela disputa do terceiro lugar e a final. Não houve semifinais. O campeão dos grupos jogaram a final e os segundos colocados disputaram o terceiro lugar.

Sendo assim, Argentina e Iugoslávia disputaram o terceiro lugar, com vitória dos balcânicos por 4 a 2 e Brasil e Portugal fizeram a final perfeita para um torneio com essa temática. Metrópole contra colônia. No final, vitória apertada do Brasil por 1 a 0.

Brasil 1 x 0 Portugal



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: