Uruguai x Argentina, a história do Clássico do Rio da Prata

Se hoje não é a partida entre seleções de maior rivalidade do mundo, não há como negar que é um confronto repleto de história e de grande rivalidade. Rivalidade essa que extrapola o âmbito esportivo. Por razões políticas e históricas sempre houveram rusgas entre as duas nações.

Somando-se a isso, o chamado "Clássico do Rio da Prata" é o confronto entre seleções mais antigo ocorrido fora das Ilhas Britânicas. O primeiro jogo ocorreu em Montevidéu no dia 16 de maio de 1901 e terminou com triunfo argentino por 3 a 2. De lá pra cá, este é o jogo entre selecionados nacionais com mais partidas ao longo da história. 

"El Clásico" é responsável por momentos históricos no cenário esportivo sulamericano, seja na Copa América, torneios amistosos, eliminatórias ou pré-olímpicos, mas por três vezes o confronto extrapolou a conotação regional. 


Top 5 músicas temas de Copas do Mundo

A partir de 1962, no Chile, as Copas do Mundo passaram a contar com pelo menos uma canção tema oficial. A exceção foi a Copa do México em 1970, que não teve canção.

A partir de 1998, mais de uma música passou a ser adotada, o hino e a canção oficial. Em 1998 e 2002, houveram mais de duas canções temas inclusive.

Essas músicas são utilizadas como forma de "aquecimento" para o evento, durante o evento em si ou como lembranças. Por serem destinadas ao público mundial, a maioria ou é cantada em inglês ou possui uma versão nessa língua, contudo o espanhol também foi bastante contemplado nestas composições. A globalização gerou situações curiosas, como o fato da canção tema da Copa de 1974 na Alemanha Ocidental ser cantada em polonês, bem como duas das três composições de 1998 na França, em espanhol.

Então, sem mais delongas, as cinco melhores canções temas de copas na opinião deste que vos escreve.

5 - Em quinto lugar ficaremos com o Hino da Copa de 1998: "La cour des grands", interpretada por Youssou N'Dour e Axelle Red.



4 - O quarto lugar em nossa lista vai para o grande compositor Vangelis, que ao lado de Takkyu Ishino, compôs e produziu esse instrumental prato cheio para quem curte música eletrônica. "Hino Oficial da Copa do Mundo de 2002".




3 - O terceiro lugar vai novamente para a Copa da França. Desta vez estamos falando da canção oficial. Como ouvir essa música produzida e composta por Desmond Child e Robi Rosa e interpretada por Ricky Martin e ficar parado? Sim, estamos falando de "La Copa de la Vida (The Cup of Life)".




2 - O vice vai para a primeira canção tema de uma copa. Em 1962, o ritmo do momento era o Rock'n'Roll e Los Ramblers representaram muito bem o estilo e a Copa com "El Rock del Mundial".



1 - O primeiro lugar ficou para a canção de 1990. "Un'estate italiana (To Be Number One)" foi composta e produzida por Giorgio Moroder, Tom Whitlock, Edoardo Bennato e Gianna Nannini e interpretada pelos dois últimos. Trata-se de uma power ballad tão comum entre o movimento hard rock dos anos 80.


Brasil x Iugoslávia 2002

Prezados leitores! De antemão, peço desculpas pelo longo hiato entre as atualizações do blog. Minha vida profissional está impedindo uma maior dedicação. Contudo, saliento meu compromisso em levar adiantye ester projeto. Creio, que em breve será necessário abrir espaço para novos autores, de modo que caso tenha interesse em contribuir com o blog, sinta-se a vontade para se manifestar.

Hoje falaremos de uma partida especial. Um amistoso realizado em Fortaleza, no dia 27 de março de 2002. Tratou-se do último dos riquíssimos confrontos entre Brasil e Iugoslávia.


Definir essa como sendo a última partida entre brasileiros e iugoslavos é algo difícil. Talvez podemos dizer que é o último jogo entre o Brasil e uma seleção representando uma nação cujo nome é Iugoslávia. Em 1992, "os brasileiros da Europa", como era chamada a seleção iugoslava que compunha sérvios, croatas, bósnios, macedônios, montenegrinos e eslovenos deixou de existir com a desintegração da República Socialista Federativa da Iugoslávia. Desta seleção, o Brasil se despediu com um amistoso em 1991 e que foi o início dos trabalhos de Parreira visando a Copa do Mundo de 1994.

Após a desintegração, um estado chamado República Federal da Iugoslávia persisitiu somente com sérvios e montenegrinos. Esse estado passou a chamar-se porteriormente Sérvia e Montenegro, até finalmente haver a separação entre as duas nações, sendo eles atualmente, dois estados distintos, cada qual com sua seleção.

Mas em 27 de março de 2002, Sérvia e Montenegro ainda estavam unidos e ainda se chamavam Iugoslávia. Portanto esse foi o último jogo entre Brasil e Iugoslávia, um amistoso preparatório para a Copa do Mundo de 2002.



O bi-mundial do Tricolor Paulista 1992/93

O Tricolor Paulista venceu a primeira Copa Libertadores de sua história em 1992 e conseguiu o bicampeonato logo no ano seguinte. 

Na primeira conquista o adversário foi o Newell's Old Boys da Argentina. Em uma final apertada, o São Paulo venceu nos penaltis. Já a segunda conquista foi bem mais tranquila. após uma goleada por 5 a 1 sobre o Universidade Católica do Chile no primeiro jogo.

Pelo lado europeu, 1992 viu o triunfo do Barcelona sobre a Sampdoria na Copa dos Campeões em 1992 e o triunfo do Olympique de Marselha em 1993 sobre o Milan.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: