Sul x Norte, os confrontos entre as Coreias

Assim como ocorreu com a Alemanha, a divisão da Coreia em Norte e Sul resulta da vitória dos Aliados na II Guerra Mundial. Antes, por 35 anos, o Japão dominava a península mantendo uma relação colonial com o território. Com a derrota do Eixo, o Japão perdeu a soberania. Em uma proposta que obteve a oposição de quase todos os coreanos, os Estados Unidos e a União Soviética concordaram em ocupar temporariamente o país com uma tutela com a zona demarcada de controle ao longo do paralelo 38. O objetivo desta tutela foi o de estabelecer um governo coreano provisório, que viria a ser "livre e independente no devido tempo". Embora as eleições fossem agendadas, as duas superpotências apoiaram líderes diferentes e dois estados foram estabelecidos de forma eficaz. Cada qual reclama a soberania sobre toda a península coreana.

Dado o constante clima de guerra pós Guerra da Coreia, ocorrida, de fato (tecnicamente as duas nações permanecem em guerra), entre 1950 e 1953, o  primeiro confronto entre as duas nações só podia ser oriundo de um partida oficial. Ele aconteceu em Bangkok, Tailândia, no dia 22 de dezembro de 1978, foi válido pelos Jogos Asiáticos e terminou 0 a 0. Dois anos depois, na cidade do Kuwait, a primeira vitória sul-coreana, 2 a 1 em jogo válido pela Copa da Ásia.


Brasil x Romênia 1991

Após a Copa de 1990, Paulo Roberto Falcão assumiu a seleção brasileira. O primeiro jogo sob o comando do novo técnico foi uma derrota para a Espanha no dia 12 de setembro de 1990. Somente sete meses depois, durante a preparação para a Copa América do Chile, é que Falcão conquistou a primeira vitória no comando técnico da seleção em um amistoso contra a Romênia.

O jogo ocorreu em Londrina, no dia 17 de abril. Vitória magra por 1 a 0.


Liga dos Campeões 2012/13 reaviva e o Futebol Nostálgico te mostra a rica história dos confrontos entre alemães e espanhóis

Estamos a beira de confrontos entre alemães e espanhóis na Liga dos Campeões 2012/13. Nas semifinais do torneio, medirão forças os grandes de cada país. Real Madrid contra Borussia Dortmund e Barcelona contra Bayern de Munique.

Mas e na história? Como foram os confrontos entre espanhóis e alemães?
 

Copa América 1997


A 38a edição da Copa América foi realizada na Bolívia entre 11 de junho e 29 de junho de 1997. A competição contou com a presença de 12 seleções, as dez da Conmebol, mais duas convidadas da Concacaf, México e Costa Rica.


Essa Copa América nada teria de especial se não fosse o fato de ter sido a primeira edição da competição conquistada pelo Brasil fora de seu território. A Bolívia nunca teve uma grande seleção na história do futebol, mas era a favorita por disputar o torneio em sua casa, o que lhe favorecia em vários aspectos, inclusive os relativos aos efeitos da altitude sobre os adversários. Esse favoritismo foi reforçado pela classificação do selecionado boliviano para a Copa do Mundo de 1994 graças justamente aos efeitos que a altitude causava em seus adversários. Naquelas eliminatórias, inclusive, a seleção boliviana foi a responsável pela primeira derrota Canarinho em eliminatórias. Mas o Brasil surpreendeu os anfitriões e mostrando grande capacidade física de alguns jogadores, como Ronaldo e Zé Roberto, acabou sagrando-se campeão ao vencer "La Verde" em seus próprios domínios. Depois deste jogo, o técnico Zagallo disse a célebre frase: "Vocês vão ter que me engolir".

Foi a quinta vez que a seleção brasileira foi campeã da competição, a última havia sido há oito anos, na edição de 1989.

Os jogos foram disputados nas cidades de Cochabamba, Santa Cruz de la Sierra, La Paz e Sucre, com as seleções divididas em três grupos com os dois primeiros classificados, junto aos dois melhores segundos se classificando para as quartas-de-final.


Argentina x Holanda 1979 - Comemoração dos 75 anos da FIFA

Para celebrar seus 75 anos de fundação, a FIFA convidou as duas melhores seleções da época. Argentina e Holanda foram as seleções campeã e vice-campeã da última Copa, respectivamente.

O amistoso ocorreu em Berna, Suíça, no dia 22 de maio de 1979. De quebra, foi o primeiro jogo do jovem Maradona em gramados europeus.

A partida terminou 0 a 0, com os sulamericanos vencendo por 8 a 7 na disputa por penaltis.





Taça da Independência do Brasil - Minicopa de 1972

A Taça da Independência do Brasil, também chamado de Minicopa, foi um torneio comemorativo aos 150 anos da independência do Brasil disputado de 11 de junho a 09 de julho. Ele reuniu 18 seleções mais 2 combinados, as seleções da África e da Concacaf.

Seu regulamento, como era de praxe na época, vide os dos Campeonatos Brasileiros, foi bem esdrúxulo. Resumidamente, o torneio contou com três fases distintas.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: