Você se lembra da Taça Maria Quitéria?



Taça Maria Quitéria foi um torneio de futebol de caráter amistoso, realizado no Brasil entre os anos de 1996 e 1998, que envolvia clubes profissionais da primeira divisão do futebol nacional. O torneio, realizado em homenagem à Maria Quitéria, (considerada uma heroína da independência do Brasil), era uma forma de manter os clubes ativos no período intermediário entre o Campeonato Estadual e o Campeonato Nacional, numa época em que havia um espaço maior entre ambos, e por isso era mais fácil realizar torneios deste tipo.

A Taça Maria Quitéria foi transmitida pelo SBT e disputada todos os anos na cidade de Salvador. Em cada ano, eram convidadas quatro equipes, que disputaram em sistema de mata-mata, sendo que os vencedores de cada partida decidiam o título.

Na primeira edição, Bahia, Vitória, Internacional e Coritiba disputaram o torneio que acabou com Leão se sagrando campeão após vencer a equipe paranaense por 3 a 2 nos pênaltis após empate por 1 a 1 no tempo normal. Nas semifinais, o Coritiba eliminou o Bahia e o Vitória o Internacional, ambas as partidas pelo placar mínimo.


Já na edição de 1997, foi a vez de Palmeiras e Flamengo se unirem às equipes baianas no quadrangular. No duelo de rubro negros, uma goleada flamenguista sobre o Vitória por 5 a 0, enquanto o Palmeiras venceu o Bahia nos pênaltis por 5 a 4 após empate por 2 a 2 no tempo normal. Na final, melhor para a equipe paulista que, novamente, venceu nos penais por 5 a 4 após um empate sem gols.


Na última edição do torneio, Corinthians e Palmeiras foram os convidados. Nas semifinais, dois clássicos. O Bahia venceu o Vitória por 2 a 0 e o Corinthians passou pelo Palmeiras nos pênaltis por 4 a 3 após empate por 1 a 1. Na decisão, o Bahia venceu o embate por 3 a 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: