País de Gales x Escócia - Eliminatórias para a Copa de 1986


10 de setembro de 1985, Cardiff, País de Gales.

Em campo País de Gales e Escócia lutavam por uma vaga para a Copa do Mundo de 1986. Ambas as seleções britânicas estavam no grupo ao lado de Islândia e Espanha. Como é de se supor, os nórdicos ficaram em último no grupo. Já os favoritos espanhóis, com certa dificuldade, conseguiram confirmar o primeiro lugar.

Restava apenas uma vaga, que não seria direta. Quem ficasse com ela ainda teria que disputar uma repescagem com a Austrália.

Empatados em pontos, escoceses e galeses entraram em campo naquela úmida noite. O empate favorecia os escoceses, mas eram os galeses que jogavam em casa.

A torcida escocesa invadiu Gales! Ao final da partida o placar assinalava 1 a 1. A Escócia se classificara, mas o drama continuava. No banco, o treinador Jock Stein, lenda do Celtic, tombou. Seu coração não resistiu as emoções do jogo decisivo. 

A Escócia se classificou para o mundial. Para o lugar do finado treinador, foi chamado Alex Ferguson, que após a Copa se tornou treinador do Manchester United, onde esteve até sua aposentadoria em 2013. Já na Copa, num grupo que contava com Alemanha Ocidental, Uruguai e Dinamarca, a Escócia ficou em último.




Artigo original. Sua reprodução é livre desde que seja incluído o link ativo:

A inusitada última vitória de Nelson Piquet

Vamos voltar a 02 de junho de 1991. O cenário até então apontava um campeonato de domínio da McLaren e Senna que venceram as quatro primeiras corridas daquele ano. Contudo, a Williams já mostrava velocidade e a despeito dos problemas de confiabilidade, a equipe dominou a segunda parte do ano. Uma mostra do que viria a ocorrer nos foi apresentado no GP do Canadá. Lá, a equipe Williams cravou pole com Patrese e fechou a primeira fila com o Mansell. Logo na largada o Leão ultrapassou o companheiro de equipe e disparou. Atrás da dupla vinha Senna. Seu companheiro de McLaren, Berger, caiu pelas tabelas e foi o primeiro a ser ultrapassado por Piquet que largou apenas em oitavo. Após a manobra sobre o austríaco, Piquet ultrapassou seu companheiro de equipe e compatriota, Moreno, se estabelecendo na sexta posição. O que lhe renderia um ponto na época.
 



Copa Artemio Franchi, o intercontinental de seleções

O Troféu Artemio Franchi, também conhecido como Copa Intercontinental de Seleções era um torneio disputado pelas seleções campeãs da Europa (Eurocopa) e América (Copa América). Era equivalente a Copa Intercontinental de Clubes e assim como a competição entre clubes nos primórdios (até ser assumida pela Federação Japonesa), era organizada pela UEFA e CONMEBOL. 

Oficialmente só foram disputadas duas edições, em 1985 e 1993. Para muitos este torneio pode ser considerado um precursor da Copa Rei Fahd  (organizada pela Arábia Saudita), disputada em 1992 e 1995 e consequentemente da Copa das Confederações, já que a Copa Rei Fahd foi rebatizada e reconhecida pela FIFA como Copa das Confederações, após a entidade máxima do futebol assumir a sua organização na terceira edição em 1997.

Ambas as edições foram disputadas em jogos únicos. A de 1985 reuniu a campeã europeia de 1984, França e o campeão sulamericano de 1983, Uruguai. O jogo ocorreu no estádio Parque dos Príncipes em Paris no dia 21 de agosto e terminou com vitória francesa por 2 a 0.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: