Torneio Bicentenário da Austrália 1988

A competição foi criada como parte das comemorações do bicentenário da Descoberta da Austrália que ocorreram em 1988. As seleções da Austrália, Arábia Saudita, Argentina e Brasil, fizeram um quadrangular onde todos jogaram contra todos, sendo que os dois primeiros fizeram a final e os dois restantes disputaram o terceiro lugar.


O jogo de abertura ocorreu no dia 06 de julho na cidade de Adelaide e contou com o embate entre Argentina e Arábia Saudita. No dia seguinte, Brasil e Austrália se enfrentaram em Sidney. Os resultados da primeira rodada foram um empate por 2 a 2 entre argentinos e sauditas e uma vitória brasileira por 1 a 0. 

Brasil 1 x 0 Austrália





Adversários do Brasil na Copa 2014: história e curiosidades dos confrontos entre Brasil e Colômbia

O jogo pela Copa do Mundo será o primeiro por essa competição entre Canarinhos e Cafeteros. Já fiz uma postagem aqui no blog sobre o confronto entre Brasil e Colômbia, de modo que esse será apenas um resumo dele. Links para essa postagem serão colocados no decorrer dessa.

Os Tricolores não são os adversários mais tradicionais da Seleção, mas há uma certa história envolvida. Tanto que esse confronto já motivou um artigo aqui no Futebol Nostálgico (clique aqui para ler), motivado pelo fato da Colômbia ter sido o adversário do milésimo jogo do Brasil. O jogo foi um amistoso ocorrido nos Estados Unidos e terminou empatado por 1 a 1.

Brasil 1 x 1 - Amistoso - 2012



Um confronto que remonta a Copa América de 1945, quando o Brasil venceu por 3 a 0 em Santiago no Chile foi o primeiro jogo entre as duas seleções. Por esse torneio, houveram mais sete jogos, com seis vitórias brasileiras e uma colombiana, incluindo a maior goleada do confronto, um 9 a 0 do Brasil na Copa América de 1957 (detalhes).

Outros dez jogos foram realizados por eliminatórias para copas, com cinco vitórias brasileiras e cinco empates. Já quando o assunto são amistosos, outra vitória colombiana aparece no confronto, um amistoso em 1985, quando venceram por 1 a 0 em Bogotá (detalhes).

Uma outra partida valeu pela Copa Ouro da Concacaf de 2003. Em Miami, o Brasil venceu a Colômbia pelas quartas de final da competição por 2 a 0.

Ao todo, até o presente momento, foram disputadas 24 partidas com 15 vitórias brasileiras, sete empates e duas vitórias colombianas. Mais vídeos desse confronto na postagem Brasil contra "Los Cafeteros". Clique aqui para acessar.

Dinamarca x Alemanha 1992


Pouco mais de dois meses depois da surpreendente conquista da Dinamarca na Eurocopa de 1992 sobre os campeões mundiais em 1990, o time nórdico voltaria a enfrentar a Alemanha. Desta vez em um amistoso realizado em Copenhague no dia 09 de setembro.

Obviamente, não tem o mesmo caráter, mas os alemães tiveram sua pontinha de vingança ao vencerem os dinamarqueses na casa deles por 2 a 1.

Adversários do Brasil na Copa 2014: história e curiosidades dos confrontos entre Brasil e Chile

A partida realizada pelas oitavas de final da Copa de 2014 será a de número 68 entre brasileiros e chilenos. A primeira ocorreu no dia 08 de julho de 1916 e foi válido pela Copa América daquele ano, disputada na Argentina, terminando em um empate por 1 a 1. Já no confronto seguinte, válido pela Copa América de 1917, realizada no Uruguai, ocorreu a primeira vitória brasileira com uma goleada por 5 a 0. Após esses jogos, Brasil e Chile se enfrentaram mais 19 vezes em Copas Américas, com retrospecto amplamente favorável à seleção brasileira. Foram 16 vitórias Canarinhos contra três vitórias Rojas e dois empates.


Foi justamente em jogos válidos pelo torneio sul americano os maiores destaques até aqui para a seleção chilena nesse confronto. Na edição de 1956, realizada no Uruguai, obtiveram a primeira vitória sobre o Brasil. No dia 24 de janeiro golearam o Brasil por 4 a 1. Já na edição de 1987, realizada na Argentina, a maior goleada chilena sobre o Brasil. No dia 03 de julho, na cidade de Córdoba, o Chile venceu o Brasil por 4 a 0.

Chile 4 x 0 Brasil - Copa América de 1987




Brasil x Itália 1989


Já nos preparativos para a Copa do Mundo de 1990, o Brasil enfrentou a anfitriã do torneio em um amistoso na cidade de Bolonha. O jogo ocorreu no dia 14 de outubro no Stadio Comunale Renato Dall'Ara e terminou com vitória brasileira por 1 a 0. Gol de falta do lateral André Cruz, o único gol dele com a camisa da Seleção.

A partida ganhou fortes contornos, pois foi o primeiro encontro entre as duas seleções desde a Tragédia do Sarrià



Jogo Completo




Celeste vence Inglaterra e derruba tabu. A última vitória sobre uma seleção da UEFA tinha sido Uruguai 1 x 0 União Soviética na Copa do Mundo de 1970


Ao vencer a Inglaterra por 2 a 1 na Copa de 2014, o Uruguai derrubou um tabu que já durava 44 anos. A última vitória sobre uma seleção da UEFA tinha sido no dia 14 de junho nas quartas de final da Copa do México. Na ocasião, a Celeste venceu a União Soviética por 1 a 0 e se classificou para pegar o Brasil em uma das semifinal.

Desde esse confronto até o jogo contra a Inglaterra foram 15 partidas. Na própria copa de 1970 perdeu a disputa pelo terceiro lugar para a Alemanha Ocidental por 1 a 0. Já em 1974, os uruguaios jogaram contra Holanda, Suécia e Bulgária, perdendo para as duas primeiras por 2 a 0 e 3 a 0 respectivamente e empatando com a terceira por 1 a 1. Com isso, deram adeus à copa já na primeira fase.

Após isso só voltaram a disputar uma copa em 1986. Empates por 1 a 1 e 0 a 0 com Alemanha Ocidental e Escócia, respectivamente e derrota acachapante por 6 a 1 para a Dinamarca. Já em 1990, a Celeste empatou com a Espanha por 0 a 0, perdeu para a Bélgica por 3 a 1 e foi eliminada nas oitavas pela Itália ao ser derrotada por 2 a 0.

Voltou aos mundiais em 2002 e perdeu para a Dinamarca por 2 a 1 e empatou com a França por 0 a 0. Em 2010, novo empate com a França por 0 a 0 e derrota para a Holanda por 3 a 2 nas semifinais e para a Alemanha pelo mesmo placar na disputa pelo terceiro lugar.




A Agonia de Doha - Iraque x Japão - Eliminatórias para a Copa de 1994



A fase final das eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 1994 reuniu em um grupo final, além de Iraque e Japão, as seleções da Coreia do Sul, Arábia Saudita, Irã e Coreia do Norte. Sauditas, sul-coreanos, iranianos e japoneses eram os favoritos à vaga, com os iraquianos e norte-coreanos correndo por fora na disputa por duas vagas no Mundial da Ásia. Todas as partidas da fase final foram realizadas em Doha, Qatar.

Dia 28 de outubro de 1993, Al-Ahly Stadium. Em campo Iraque e Japão, que via o futebol crescendo no país após a instituição da J-League.

Era a última rodada e o Japão liderava o grupo final com a Arábia Saudita em segundo. Em terceiro e colada nos dois primeiros, a Coreia do Sul. Expectativa crescente para a primeira participação japonesa em copas, já que uma vitória garantiria a classificação.

Logo no início o Japão abre o placar. A equipe dominou a partida no decorrer da primeira etapa. Depois do intervalo, o Iraque voltou mais forte e empatou aos dez minutos do segundo tempo. O Japão, contudo, conseguiu reassumir a liderança 14 minutos depois com um gol.

O Iraque persistiu e, já nos acréscimos, Ala Kadhim cruzou na área para Jaffar Salman, que marcou de cabeça. Alguns jogadores japoneses se jogando ao chão após o empate.

Simultaneamente, em outros estádios, a Coreia do Sul vencia a Coreia do Norte por 3 a 0 e a Arábia Saudita o Irã por 4 a 3. Coreia do Sul e Arábia Saudita classificadas, com o Japão empatado em pontos com os coreanos, mas perdendo no saldo.



Minutos finais da partida


Espanha finalmente perde para um sulamericano em copas. A última era Brasil 1 x 0 Espanha na Copa do Mundo de 1986


Apesar dos problemas, ninguém pode negar que essa copa de 2014 está sendo um prato cheio para quem curte futebol.

Dessa vez terminou um tabu que perdurava desde a copa de 1986. Finalmente a Espanha voltou a perder para uma seleção sulamericana. A derrota para o Chile em 2014 foi a primeira da Fúria desde a derrota para o Brasil na estreia na Copa do Mundo de 1986 no México. Um resultado muito contestado pelos espanhóis que alegam um gol não assinalado pelo árbitro após a bola bater no travessão e cair dentro do gol brasileiro.

"Gol" espanhol não assinalado pelo árbitro

Entre essas duas partidas foram dois empates e quatro vitórias. Em 1990 empate por 0 a 0 contra o Uruguai. Em 1994, vitória por 3 a 1 sobre a Bolívia. Em 1998 empate por 0 a 0 contra o Paraguai. Em 2002 vitória sobre o Paraguai por 3 a 1 e finalmente em 2010, vitória sobre o Chile por 2 a 1 na primeira fase e 1 a 0 sobre o Paraguai nas quartas de final.

Brasil 1 x 0 Espanha - Copa do Mundo de 1986









As músicas temas da Copa do Mundo de 2014

A algum tempo fiz uma lista com as cinco melhores canções tema das Copas. Clique aqui para ver.

Resolvi correr atrás e ver sobre as da Copa de 2014 para ver se precisaria atualizar a lista e vi que não. As canções da Copa 2014 estão bem fracas, estereotipadas e pasteurizadas na minha opinião. Forçaram bem a barra na tentativa de empurrar goela abaixo novos sucessos.

Pitbull (participação de Cláudia Leitte e Jennifer Lopez) - We Are One




Ricky Martin - Vida




Shakira (participação de Carlinhos Brown) - La La La


Hungria x El Salvador - Copa do Mundo de 1982 - A maior goleada da história das copas


A seleção da Hungria chegou em duas finais de copa, 1938 e 1954, sendo que certamente no caso dessa última edição era a merecedora do título. Decepcionou ao ser em ambas as vezes vice campeã mundial.

Contudo, além do fato de ser vice campeã duas vezes, a seleção húngara está na história da copa por outro motivo.


Finalmente a Suíça venceu um sulamericano em copas. Veja os confrontos anteriores!

Suíça x Colômbia - Copa de 1994

E finalmente a Suíça conseguiu vencer uma seleção sulamericana em uma Copa do Mundo. Antes dessa vitória sobre o Equador por 2 a 1 na Copa de 2014, os helvéticos enfrentaram sulamericanos cinco vezes.

Em 1950, um empate por 2 a 2 com o Brasil no Pacaembu em São Paulo. Doze anos depois, em 1962, o adversário voltou a ser o dono da casa. Derrota para o Chile em Santiago por 3 a 1. Na edição seguinte, na Inglaterra em 1966, o adversário foi a Argentina, que venceu os suíços por 2 a 0 em Birmingham. 

Brasil 2 x 2 Suíça




13 de junho é dia de vexame de "La Furia"


Atual campeã do mundo. Uma das favoritas. Na primeira partida de copa após seu título, enfrentam justamente o selecionado que derrotou para levantar a taça e tomam de cinco!

Perder na estreia por 5 a 1 não é o único problema dessa derrota da Espanha para a Holanda na primeira partida do grupo B da Copa de 2014. Isso já havia acontecido com a Fúria na copa de 1998 quando perderam na estreia para a Nigéria por 3 a 2 com direito a um frangaço do goleiro Zubizarreta. Aconteceu também na edição de seu título, 2010, quando perderam por 1 a 0 para a Suíça.



O problema é que desde 1963, a Espanha não perdia tomando mais de quatro gols. Naquele ano, em um amistoso no Santiago Bernabéu, a Fúria tomou perdeu para a Escócia por 6 a 2. A maior derrota espanhola em casa em toda sua história.

Espanha 2 x 6 Escócia - Amistoso - 1963

Mas se não bastasse o vexame, o que o amistoso contra a Escócia em 1963 e as estreias pelas copas de 1998 e 2014 tem em comum? Todos os três jogos ocorreram no dia 13 de junho...

Batalha Campal: Brasil 1 x 0 Paraguai - Pré-Olímpico 1992


A Seleção Olímpica de 1992 contava com vários jogadores que depois se consagrariam com a própria camisa amarela ou com a de clubes importantes, como os laterais Cafu e Roberto Carlos, o zagueiro Márcio Santos, o meia Marcelinho Carioca e o atacante Dener.

Já na segunda fase do torneio pré-olímpico para os jogos de Barcelona 1992, chegou a encaminhar a classificação, após vencer o Peru por 2 a 1 e o Paraguai  por 1 a 0, porém após o jogo contra os donos da casa houve uma grande confusão no estádio Defensores Del Chaco em Assunção. Torcedores paraguaios, revoltados com a derrota atacaram os brasileiros com pedras.







Depois disso, o Brasil perdeu da Colômbia (2 a 0). Para ficar com uma das duas vagas do continente, precisariam derrotar a Venezuela por uma diferença de pelo menos dois gols. Acabaram empatando por 1 a 1. As vagas do continente acabaram ficando com o Paraguai e a Colômbia.

Borussia Dortmund x Atlético de Madrid - Liga dos Campeões 1996/97

As duas equipes brigaram ponto a ponto pela liderança do grupo B da edição 1996/97 da Liga dos Campeões. Essa partida vencida pelo Atlético por 2 a 1 em Dortmund foi fundamental para que os espanhóis conquistassem o primeiro lugar no grupo.

Porém, ao final do torneio, a equipe alemã seria campeã. Acabaram conquistando também o mundial


Brasil x Costa Rica 1992


A Costa Rica é a seleção centro americana que o Brasil mais enfrentou. Além de amistosos, os dois selecionados já se encontraram na Copa de 1990 e na de 2002, além da Copa América de 1997 e 2004, bem como no Campeonato Pan Americano de Futebol de 1956 e 1960.

Mas certamente, na memória da população de Panavaí, Paraná, o amistoso de 23 de setembro de 1992 é o mais vivo dos confrontos entre os dois times. Era a inauguração do estádio local e o Brasil meteu 4 a 2 na Costa Rica.


A título de curiosidade, esse foi o único hat-trick do Raí pela seleção.

Bélgica x México 1990

Nos preparativos para a copa de 1990, a Bélgica recebeu o México em um amistoso em Bruxelas. Ampla vitória belga por 3 a 0. Na copa a Bélgica caiu nas oitavas de final para a Inglaterra, já o México não pôde participar das eliminatórias devido a uma suspensão. Os dirigentes mexicanos falsificaram documentos de jogadores durante o pré-olímpico para os jogos de 1988 em Seul.


Inglaterra x Uruguai 1990

Algumas coisas são agradáveis a quem respira futebol e sua história. Falaremos de três nesta postagem:

English Team, Celeste Olímpica e Wembley...

No dia 22 de maio as duas seleções se enfrentaram no lendário estádio em um amistoso preparatório para a Copa do Mundo. No torneio, os uruguaios caíram nas oitavas para a anfitriã Itália, enquanto os ingleses chegaram às semifinais caindo para a campeão Alemanha Ocidental e perderam a disputa pelo terceiro lugar para a Itália.

Mas esse amistoso foi um belo aperitivo pelo que estava por vir e um deleite para qualquer amante de futebol. Esse foi o segundo jogo dos ingleses contra uma equipe sul americana na preparação para o mundial. Antes, já haviam vencido o Brasil por 1 a 0 em um amistoso cujo resultado foi bastante contestado.

O resultado foi uma vitória uruguaia por 2 a 1. Desde 1984 os ingleses não eram derrotados em Wembley.





Eu disse lá atrás que esse tópico abrangeria três itens agradáveis aos amantes do futebol, mas faltou um... uniforme da seleção inglesa fabricado pela Umbro. Ainda não caiu a ficha de ver um dos mantos sagrados do futebol sem a marca da fabricante inglesa.

Brasil contra o Tio Sam

Já vimos aqui o histórico dos confrontos contra a União Soviética, mas e contra o outro polo da Guerra Fria? Vamos ver agora!

O primeiro jogo entre as duas seleções ocorreu em 17 de agosto de 1930, um amistoso no Rio de Janeiro. Por incrível que parece o jogo foi apertado e o Brasil venceu por 4 a 3. Após esse jogo, um enorme hiato na história dos confrontos entre as duas seleções. Brasil e Estados Unidos só voltaram a se enfrentar em 26 de fevereiro de 1992, um amistoso em Fortaleza vencido pelo Brasil por 3 a 0. No mesmo ano outro amistoso foi disputado, no dia 02 de agosto vitória brasileira em Los Angeles por 1 a 0. Após isso, mais quatro amistosos foram disputados, todos eles nos Estados Unidos e todos com vitória brasileira.








Adversários do Brasil na Copa 2014: curiosidades históricas nos confrontos contra a seleção brasileira - parte I

Como vão amigos leitores? Hoje inicia-se mais um projeto do Futebol Nostálgico. Dessa vez iremos ver algumas curiosidades e confrontos entre o Brasil e seus adversários na Copa 2014. Essa é a primeira parte a a medida que a copa for se desenrolando, iremos inserir as outras. Começaremos com os adversários da primeira fase.


Croácia:

A partida de estreia do Brasil na copa será o terceiro confronto contra a seleção croata. Uma seleção relativamente nova e que brilhou na sua primeira copa em 1998 alcançando o terceiro lugar. Um dos países frutos da dissolução da Iugoslávia, a seleção croata foi a primeira das ex-repúblicas iugoslavas que o Brasil enfrentou. Foi um amistoso restritivo, com as seleções olímpicas, ocorrido em Manaus no dia 25 de maio de 1996. Já vimos detalhes dessa partida aqui. Clique aqui para relembrar.

Além desse jogo, as duas seleções voltaram a se enfrentar em um amistoso no dia 17 de agosto de 2005 em Split, Croácia, e na partida de estreia do Brasil na Copa de 2006. O primeiro jogo foi um empate por 1 a 1 e o segundo uma magra vitória brasileira por 1 a 0.

Brasil 1 x 1 Croácia - Amistoso - 2005




Brasil 1 x 0 Croácia - Copa do Mundo - 2006




Brasil x Panamá 2001

O Panamá não é o mais tradicional adversário do Brasil, mas esse confronto merece algumas considerações. 


Em primeiro lugar, a equipe centro americana é o primeiro adversário da região que o Brasil enfrentou. A partida ocorreu no dia 13 de abril de 1952 em Santiago, Chile, e foi válida pelo Campeonato Panamericano de Futebol. Atenção, não confunda com o torneio de futebol dos Jogos Panamericanos. O Campeonato Panamericano era organizado pela Confederação Panamericana de Futebol e ocorreu em três edições, 1952, 1956 e 1960, numa tentativa de criar um torneio de seleções que representasse toda a América. Qualquer dia falaremos mais sobre ele.

Além disso, na preparação para o Copa de 2002, o Panamá foi um dos adversários do Brasil. O jogo ocorreu no dia 09 de agosto no estádio Arena da Baixada em Curitiba e terminou com uma goleada brasileira por 5 a 0. Todos os gols a partir dos 15 minutos do segundo tempo. O resultado serviu para melhorar o astral na seleção brasileira após uma vexatória atuação na Copa América de 2001.




Brasil x Uruguai 1992

Já citei aqui no blog o amistoso entre Brasil e Iugoslávia em 1989 em João Pessoa. Foi a única vez que a Seleção jogou na capital paraibana, mas no estado o time fez outro jogo em 1992. Dessa vez a partida foi em Campina Grande no dia 25 de novembro. 

Se no primeiro jogo a seleção brasileira frustrou os paraibanos com um empate por 0 a 0, a segunda partida foi pior ainda. Uma derrota por 2 a 1 para o Uruguai com cara de vexame devido a um gol contra e um frangaço de Gilmar para os celestes.







Se isso por si só já não bastasse, essa foi a segunda derrota para o tradicional adversário no mesmo ano. No dia 30 de abril, o Brasil já havia perdido para a Celeste por 1 a 0 em um amistoso em Montevidéu.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: