Brasil x Chile 1997


Nas preparações para a Copa América de 1997 e Copa do Mundo de 1998, o Brasil se dirigiu até Brasília, para no dia 02 de abril enfrentar no estádio Mané Garrincha a seleção chilena.

Em campo, amplo domínio brasileiro e vitória fácil por 4 a 0.


A mini excurção da Inglaterra à América do Sul em 1984

Visando melhorar sua imagem após a Guerra das Malvinas, o English Team rumou para a América do Sul para uma série de três amistosos.

O primeiro deles ocorreu contra o Brasil no Maracanã no dia 10 de julho e terminou com uma, até hoje, aclamada vitória inglesa por 2 a 0, com direito a um antológico gol de John Barnes.









1987, o último ouro do Brasil no Pan

Certamente a mais marcante medalha de ouro brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis em 1987, foi a do basquete masculino. Mas vale lembrar, também, que com a patética derrota da seleção nos jogos de Toronto 2015, essa é, até o momento, a última medalha de ouro do futebol masculino na competição.

No torneio, 12 seleções participaram divididos em três grupos com quatro integrantes cada. Os primeiros colocados mais o melhor segundo colocado passavam para as semifinais.


No grupo A, a Argentina se classificou, desclassificando Estados Unidos, Trinidad e Tobago e El Salvador. No grupo B, Brasil e Chile se classificaram, com Cuba e Canadá ficando de fora. Já no grupo C, o México se classificou com Guatemala, Paraguai e Colômbia dando adeus.

O primeiro jogo do Brasil foi contra o Canadá. De cara, nossa seleção mostrou força ao vencer por 4 a 1. Contra Cuba, na segunda rodada, nova vitória por 3 a 1. Finalmente, na terceira rodada, um empate por 0 a contra o Chile. 

Em primeiro lugar no grupo, o Brasil enfrentou o favorito ao título, México, que estava com sua seleção principal no torneio. O jogo foi tenso, houve confusão e briga! Contudo, a despeito da truculência mexicana, o Brasil venceu por 1 a 0 na prorrogação.

Na outra semifinal, no duelo sulamericano, melhor para o Chile, que venceu a Argentina por 3 a 2. Aos Argentinos, restou o bronze após derrotarem o México nos pênaltis na disputa pelo terceiro lugar.

Após um grande jogo na fase de grupo, novamente Brasil e Chile se enfrentariam na busca pelo ouro. No último dia dos jogos, 21 de agosto, as duas seleções adentraram no gramado do acanhadíssimo Centro de Futebol William Kuntz. No tempo normal, novo empate por 0 a 0. Na prorrogação, o Brasil conseguiu vencer um nervoso Chile por 2 a 0, levando o ouro.

Reportagem sobre o torneio:


Final:





Brasil x Uruguai 1984

O estádio Couto Pereira foi o palco do amistoso entre Brasil e Uruguai no dia 21 de junho em Curitiba. Em campo, a torcida enfrentou o frio e um péssimo futebol. Pelo menos presenciaram uma vitória brasileira, uma magra por 1 a 0.




Essa foi apenas a segunda exibição da Seleção na cidade. A anterior tinha sido um amistoso contra a seleção paranaense em 1978.

Fatos e curiosidades das eliminatórias para a Copa de 1994 - Parte III (Final)

Parte I e II.

Finalmente chegamos a nossa terceira e última parte dessa postagem. Já vimos toda as eliminatórias sulamericanas e agora veremos algumas curiosidades dos outros continentes. Algumas já foram abordadas aqui, de modo que irei linká-las às postagens já realizadas, outras serão abordadas aqui pela primeira vez ou mais bem detalhadas.


As repescagens:

Começaremos falando sobre as repescagens. Na segunda parte, vimos que a Argentina teria que enfrentá-la para chegar até a Copa do Mundo. Mas antes dos jogos da Albiceleste, foi necessário Canadá e Austrália se enfrentarem para ver quem disputaria a vaga com os sulamericanos. Os australianos venceram o torneio da Oceania, enquanto o Canadá ficou em segundo nas eliminatórias da Concacaf.

O primeiro jogo ocorreu em Edmonton, Canadá, no dia 31 de julho de 1993 e terminou com vitória da seleção local por 2 a 1. Já na segunda partida, em Sydney, no dia 15 de agosto, foi a vez dos Socceroos devolverem o placar e se classificarem nos pênaltis.





Fatos e curiosidades das eliminatórias para a Copa de 1994 - Parte II

Parte I e III (Final).

Vamos continuar então falando sobre as eliminatórias para a Copa de 1994. Se bem lembram-se, me propus a falar em detalhes sobre as eliminatórias sulamericanas e abordar algum fato marcante sobre as outras confederações.

Sendo assim, vamos finalizar nosso relato sobre a América do Sul.

O panorama até agora apontava a Bolívia já classificada no grupo B e o fim do primeiro turno do grupo A.

No dia 29 de agosto de 1993, o Brasil enfrentou a Bolívia em Recife, gerando a marcante goleada por 6 a 0. No mesmo dia, o Uruguai venceu a Venezuela em Montevidéu por 4 a 0. Já no grupo A, Argentina e Paraguai empataram em Buenos Aires por 0 a 0, um empate que não era esperado e que acabou complicando um pouco o cenário para os então vice-campeões mundiais e atuais campeões da Copa América. Sobretudo após a vitória da Colômbia sobre o Peru por 4 a 0.






7 x 1 foi pouco: Veja as outras derrotas da seleção brasileira no Mineirão

Hoje, dia 08 de julho de 2015, completa um ano da tragédia do Mineirão. Além da maior derrota da seleção brasileira e talvez o maior vexame da história do futebol, outros 21 jogos foram realizados pela equipe Canarinho no "Gigante da Pampulha". Desses, foram 15 vitórias, quatro empates e duas derrotas.

Vamos relembrar os outros dois revezes do Brasil no Mineirão.


A primeira derrota aconteceu nas preparações para a copa de 1970. No dia 03 de setembro de 1969, o Brasil enfrentou a equipe do Atlético Mineiro. Na ocasião, ao invés do tradicional uniforme alvinegro, o Galo utilizou a camisa da Federação Mineira de Futebol.

A Seleção Brasileira, chamada de "Feras do Saldanha" contou com Félix, Carlos Alberto, Djalma Dias, Joel, Rildo (Everaldo), Piazza, Gérson (Rivelino), Pelé, Jairzinho, Tostão (Zé Maria) e Edu (Paulo César). O time do Galo também era forte e surpreendeu o mundo com Mussula, Humberto Monteiro, Grapete, Normandes (Zé Horta), Cincunegui (Vantuir), Oldair, Amauri Horta (Beto), Vaguinho, Laci, Tião (Caldeira) e Dadá.

Aos 42 do primeiro tempo Amauri abriu o placar para o Atlético. Logo no início da segunda etapa Pelé empatou, porém aos 20 minutos Dadá voltou a colocar o Galo a frente no marcador. Ao final da contenda, 2 a 1 para o Atlético.




Seis anos depois, foi a vez da seleção peruana vencer o Brasil em uma partida da Copa América. Foi a primeira edição sem sede fixa, sendo o jogo válido pela ida das semifinais. Ao final do jogo, vitória do Peru por 3 a 1. Em Lima, o Brasil chegou a vencer por 2 a 0, mas perdeu no... cara ou coroa!

Na final do torneio, o Peru ainda venceu a Colômbia, se tornando campeão pela segunda vez.

Vale ressaltar também, que até a derrota para a Alemanha, essa tinha sido a última derrota brasileira em uma partida oficial no Brasil.

Outra curiosidade, reparem no vídeo do jogo abaixo uma placa publicitária da lendária luta entre Cassius Clay (Mohammed Ali) e Joe Frazier.



Copa Rei Fahd 1992

A Copa Rei Fahd de 1992 foi a primeira que reuniu o conceito do que viria a ser a futura Copa das Confederações. Na oportunidade, o rei da Arábia Saudita reuniu em seu país os campeões da Copa América de 1991, Argentina, Copa Ouro de 1991, Estados Unidos, e Copa Africana de Nações de 1992, Costa do Marfim, para se juntar à sua seleção em um torneio quadrangular.



Semifinais, disputa pelo terceiro lugar e final. O modelo era simples e todos os jogos foram disputados em Riad, no Estádio Internacional Rei Fahd.

Na primeira semifinal, a seleção local passou pelos Estados Unidos por 3 a 0, enquanto na segunda, foi a vez da Argentina passar por Costa do Marfim por 4 a 0.



Na disputa pelo terceiro lugar, os Estados Unidos ganharam de Costa do Marfim por 5 a 2.


Na final, a Argentina passou pela Arábia Saudita por 3 a 1.



Brasil x Chile 1994


No dia 19 de outubro, o Brasil rumou até a fria Concepción, Chile, para enfrentar, com sua seleção olímpica, o selecionado chileno nas preparações para os Jogos Olímpicos de 1996.

A partida ocorreu no Estádio Regional de Concepción e terminou com uma goleada brasileira por 5 a 0.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: