As finais da Eurocopa decididas na prorrogação

Essa semana tivemos a final da Euro 2016 com o primeiro título de Portugal ao derrotar os anfitriões franceses com um gol de Éder na prorrogação. Mas, quais foram as outras finais de Euro que foram decididas na prorrogação? Vamos relembrar?


Ao todo, seis finais extrapolaram os 90 minutos de jogo, porém duas delas, em 1968 e 1976, que tiveram como sede Itália e  Iugoslávia respectivamente, precisaram ir além dos 30 minutos de prorrogação. Na primeira, após um persistente 1 a 1, as seleções finalistas, Itália e Iugoslávia, precisaram de um jogo extra vencido pelos italianos por 2 a 0. Já na segunda, após empate no tempo normal e na prorrogação por 2 a 2, a Tchecoslováquia venceu a Alemanha Ocidental nos pênaltis por 5 a 3.

As edições de 1960, a primeira Euro da história, 1996, 2000 e, como citado, 2006, tiveram sua resolução na prorrogação.

Em 1960, disputada na França, Iugoslávia e União Soviética ficaram no 1 a 1 no tempo normal, com os soviéticos se sagrando campeões com um gol de Ponedelnik no tempo extra.







Em 1996, disputada na Inglaterra, a Alemanha, já unificada, tornou-se campeão pela primeira vez ao bater a República Tcheca. No tempo normal, 1 a 1. Na prorrogação, Bierhoff, que já havia marcado o primeiro, assinalou o segundo dos alemães. Na ocasião, um Gol de Ouro.



Em 2000, a organização foi conjunta entre Bélgica e Holanda. Itália e França chegaram na final. O título estava nas mãos dos italianos que abriram o placar e conseguiam segurar o resultado, mas aos 49 do segundo tempo, a então campeã mundial empatou no, literalmente, último lance do jogo, para desespero italiano. Pior, na prorrogação, Trézéguet assinalou o Gol de Ouro que deu o segundo título da Euro para a França.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: