Relembrando a Copa de 1986 - Parte I - Fatos e curiosidades das eliminatórias

Partes I, II, III, IV e V (os links abrirão em outra janela).  

Vamos falar sobre a Copa que ficou conhecida como "A Copa dos Golaços"! Obviamente, essa postagem será dividida em partes cujos links serão disponibilizados ao final de cada uma delas. 

Como vocês provavelmente sabem, inicialmente essa edição deveria ter ocorrido na Colômbia, todavia, devido a problemas financeiros, o comitê organizador desistiu, deixando um abacaxi para a FIFA descascar. A entidade então ofereceu a Copa ao Brasil que declinou, oferecendo, ainda aos Estados Unidos, que já visavam 1994 e, portanto, também declinaram. Finalmente, o México aceitou organizar de última hora o torneio. 


Já não bastasse toda a dramaticidade em organizar um evento desse quilate em pouco tempo, um ano antes a Cidade do México foi abalada por um terrível terremoto que atingiu 8,3 na Escala Richter (que vai até 9)!!! (Saiba mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sismo_da_Cidade_do_M%C3%A9xico_de_1985)

Iraque, Canadá e Dinamarca jogariam a copa pela primeira vez. Falaremos mais adiante sobre as eliminatórias europeias, asiáticas e da Concacaf.

Por agora, vamos falar da Conmebol. As 10 seleções foram divididas em 3 grupos. O Grupo 1 tinha Argentina, Colômbia, Peru e Venezuela. A Argentina ficou em primeiro e se classificou diretamente, Colômbia e Peru passaram para a segunda fase e a Venezuela foi eliminada. O Grupo 2 contou com Uruguai, Chile e Equador. O Uruguai avançou em primeiro, o Chile ficou em segundo e foi para a segunda fase e a Bolívia foi eliminada. O Brasil ficou no grupo 3, ao lado do Paraguai e Bolívia. O Brasil avançou em primeiro, o Paraguai foi para a segunda fase e a Bolívia foi eliminada.

Eliminatórias como devem ser, enxutas! Argentina, Brasil e Uruguai já classificados. Se hoje as coisas estão bem mais próximas, naquela época as forças eram bem definidas. As seleções que lutavam para ser a quarta força do continente jogariam o playoff e a última vaga. Chile x Peru e Paraguai x Colômbia, com os chilenos e paraguaios avançando. Na decisão, o Paraguai foi amplamente superior e se classificou para sua segunda copa após vencer a primeira partida em Assunção por 3 x 0 e empatar por 2 x 2 em Santiago. Festa nos país Guarani! Desde 1958 os paraguaios não jogavam uma copa.




Outro retorno após um grande período de seca ocorreu na Ásia, quando a Coreia do Sul voltou a jogar uma depois de 32 anos. Já a outra classificada, jogaria pela primeira vez, o Iraque.

Na Europa, a situação mais inusitada ocorreu no Grupo 3, que contava com Inglaterra, Irlanda do Norte, Finlândia, Romênia e Turquia. Na última rodada, a Inglaterra enfrentaria a Irlanda do Norte em Wembley e a Turquia receberia a Romênia. As equipes chegaram até este ponto no seguinte cenário: Inglaterra com 11 pontos, Irlanda com Norte com 9 e Romênia com 7. O saldo de gol favorecia a Romênia, bastava ela vencer a já eliminada Turquia e contar com o óbvio, uma vitória da Inglaterra sobre a Irlanda do Norte em Wembley. Lembrando que a vitória valia 2 pontos. A Romênia até venceu, 3 x 1, mas... Em um jogo de compadres, os ingleses empataram com seus irmãos de Coroa norte irlandeses por 0 x 0. Assim, os ingleses garantiram o primeiro lugar com 12 pontos, a Irlanda do Norte ficou com 10 e a Romênia com 9.




Na Concacaf, como o México já estava classificado, apenas uma vaga estaria disponível. Vale lembrar que na época as eliminatórias da Concacaf eram a Concacaf Championship, o torneio continental, análogo à nossa Copa América. Os Estados Unidos, amplo favoritos a retornar a uma Copa após 1950, foram eliminados pela Costa Rica ao perderem em casa por 1 a 0. 

Os costarriquemhos passaram a ser os favoritos à vaga, mas o Canadá queria aproveitar a ausência dos Estados Unidos para, finalmente participar da primeira copa de sua história. A vaga foi garantida com uma vitória em casa por 2 x 1 sobre Honduras. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: