Relembrando a Copa de 1986 - Parte II

Partes I, II, III, IV e V (os links abrirão em outra janela). 

Na postagem anterior falamos sobre as eliminatórias e suas curiosidades. Infelizmente me esqueci de citar a heroica classificação portuguesa, que já foi alvo de postagem aqui no blog (clique aqui para ler).

Isto posto, chegamos à Copa. Seis grupos cada um com quatro seleções. No Grupo A ficaram a que viria a ser a campeã da copa Argentina, a campeã da edição anterior Itália, Bulgária e Coreia do Sul. Os coreanos foram desclassificados, com os argentinos passando em primeiro, os italianos em segundo e os búlgaros como uma dos melhores terceiros colocados. Neste grupo, destaque, obviamente, para o clássico Argentina e Itália. O jogo ocorreu na segunda rodada e terminou empatado por 1 x 1. Maradona marcou seu primeiro gol no torneio, o único na primeira fase da competição.



 


Já o grupo B contou, na ordem de classificação final, com os anfitriões México, Paraguai, Bélgica e Iraque, sendo essa última seleção desclassificada sem marcar um ponto sequer. Foi a copa de estreia do Iraque e na segunda rodada marcou seu único gol na história das copas, na derrota para a Bélgica por 2x1. Os belgas, apesar a fraca campanha na primeira fase, só se classificando entre os melhores terceiros colocados, foram uma das sensações da competição, alcançando a quarta colocação.

Estreia do México - México 2 x 1 Bélgica




Primeiro e único gol do Iraque na história das copas - Bélgica 2 x 1 Iraque




O grupo C contou, com União Soviética, França, Hungria e o Canadá. Na primeira copa, a expectativa dos canadenses era, ao menos pontuar. Terminaram com três derrotas e sequer conseguiram marcar um gol. Com uma seleção claramente inferior, as vagas seriam disputadas entre soviéticos, franceses e húngaros. Com sorte, as três se classificavam. Todavia, a Hungria, que até contava com uma boa seleção, decepcionou. Ficou em terceiro, mas não entre os melhores terceiros colocados e foi eliminada na primeira fase. Para além disto, o húngaros sofreram a maior goleada do torneio, 6 x 0 frente à URSS.União Soviética e França empataram no confronto direto e ambos venceram Canadá e Hungria, ficando empatados em pontos, com a Hungria sendo a fiel da balança. No saldo de gols, o "Exército Vermelho" ficou em primeiro e os Bleu em segundo.

União Soviética 6 x 0 Hungria



União Soviética 1 x 1 França




Os grupos D e E são, respectivamente, o grupo do Brasil e o da Dinamarca. Deixaremos eles para a próxima parte, pois merecem mais detalhes.

Falaremos do Grupo F. Em um grupo com Inglaterra, Portugal, Marrocos e Polônia, era de se esperar que as seleções europeias disputassem as vagas. Porém não foi o que se viu. Surpreendentemente, os africanos ficaram em primeiro no grupo, após dois empates e uma vitória sobre a decepção Portugal na última rodada. Portugal que, após a classificação heroica, ficou em último lugar. Os portugueses até começaram bem, com uma vitória sobre a Inglaterra, mas emendaram duas derrotas nas rodadas seguintes, incluindo um 3 x 1 para Marrocos, quando um mero empate classificaria os lusos. Ao fim, Marrocos em primeiro, Inglaterra em segundo e Polônia em terceiro classificados e Portugal em último, eliminado.

Portugal 1 x 0 Inglaterra




Marrocos 3 x 1 Portugal



Parte III.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: