Relembrando a Copa do Mundo de 1990 - Parte III

Partes I, II, III e IV (Final).

Chegamos ao grupo do Brasil.

Era um grupo supostamente tranquilo, mas em se tratando das oscilações apresentadas pela seleção brasileira na preparação, havia grande desconfiança.

Apesar de três vitórias, a vida do Brasil não foi fácil. Uma vitória por 2 a 1 contra a Suécia na estréia e duas vitórias magras por 1 a 0 contra Costa Rica e Escócia.



O Brasil ficou em primeiro no grupo com 6 pontos (a vitória valia 2 pontos na época), contudo a surpresa estava no segundo colocado. Era tido que os favoritos a segunda vaga seriam os suecos, com os escoceses correndo por fora. Porém os azarões costariquenhos, estreantes em copas, ficaram com a segunda vaga do grupo, que classificou apenas duas seleções para as oitavas, após vitórias por 1 a 0 sobre a Escócia e 2 a 1 sobre a Suécia. Esta última foi a grande decepção com três derrotas por 2 a 1.

Fato curioso neste grupo foi o uniforme adotado pela Costa Rica. A seleção centro-americana fugiu totalmente do tradicional vermelho e utilizou um uniforme similar ao da Juventus da Itália visando angariar simpatizantes entre os tifosi da "Vecchia Signora", a maior torcida do país anfitrião. 

Todos achavam que o Brasil iria golear a Costa Rica, mas um amigo dos meus pais apostou no bolão da Praça 7, antigo bolão organizado por apostadores na Praça 7 de Setembro em Belo Horizonte a respeito de diversas partidas, 1 a 0 para o Brasil. Resultado alcançado! Como ele e sua família estavam assistindo a partida na minha casa, no ato da empolgação, soltou que se o resultado terminasse no 1 a 0 me pagaria um sorvete. Na época, com 9 anos, delirei, mas até hoje estou esperando o danado do sorvete. 

Brasil 2 x 1 Suécia
 


Resumo veiculado no Fantástico



Costa Rica 1 x 0 Escócia



Brasil 1 x 0 Costa Rica



Resumo veiculado no Jornal Nacional



Escócia 2 x 1 Suécia



Brasil 1 x 0 Escócia



Resumo veiculado no Jornal Nacional



Costa Rica 2 x 1 Suécia



Terminada a primeira fase, observaram-se algumas surpresas. A União Sovética, nesta que seria sua última copa terminou eliminada na primeira fase, assim como Suécia e Escócia, que perderam a vaga para a zebra Costa Rica. Além disso, a Argentina vinha jogando muito mal e se classificou apenas em terceiro no seu grupo.

O primeiro jogo das oitavas foi entre a surpresa Camarões, primeira colocada do grupo B e Colômbia, terceira do grupo D. Foi um jogo sem graça, mas felizmente tive paciência para aguentar o 0 a 0 no tempo normal e acompanhar a prorrogação, onde ocorreram três gols, inclusive um através de uma lambança histórica do lendário goleiro colombiano René Higuita.


Camarões 2 x 1 Colômbia




Costa Rica se classificou em segundo no grupo C e enfrentou o segundo do grupo A Tchecoslováquia. Apesar de ter surpreendido suecos e escoceses e terem feito os brasileiros suarem, parece que os costariquenhos se acomodaram, talvez por já terem chegado na segunda fase, algo até então impensável. Por isso tomaram 4 a 1 dos tchecoslovacos e foram eliminados.

Tchecoslováquia 4 x 1 Costa Rica



No segundo dia das oitavas teriamos dois clássicos. Por ter ficado em terceiro no grupo B, a Argentina adiantou o confronto esperado para a final com o Brasil, primeiro do grupo C. Após esta partida digladiariam Alemanha Ocidental e Holanda. Me lembro que simultaneamente ao confronto entre alemães e holandeses estava acontecendo uma corrida de Fórmula 1, GP do México, e a Globo transmitiu o jogo com um quadrado pequeno no canto inferior esquerdo mostrando imagens da corrida.

O Brasil não vinha jogando bem, mas fez contra os argentinos seu melhor jogo no torneio. Porém, apesar de manter a atuação fraca dos jogos da primeira fase, os argentinos se aproveitaram de uma falha da defesa brasileira e venceram a partida por 1 a 0. Na época houveram denúncias de que os argentinos haviam adicionado substâncias na água oferecida aos brasileiros. Por muito tempo, acreditou-se tratar de uma desculpa esfarrapada, até ser confirmada pelo próprio Maradona. No vídeo abaixo, Galvão Bueno corneteiro como nunca!

Brasil 0 x 1 Argentina 



Final da transmissão da partida com o comercial, o Bolão do Faustão e os comentários de Raul Plasmann


Reportagem no Jornal Nacional do dia seguinte onde o lateral Branco faz as denúncias de água "batizada".



Reportagem com trechos da confissão de Maradona em programa da TV argentina.



Na fase de grupos, os holandeses abdicaram de atacar a Irlanda num dos maiores papelões da história das copas. Como punição terminaram em terceiro no grupo F, após sorteio para definir segundo e terceiro e pegaram a primeira colocada do grupo D, Alemanha Ocidental, que vinha apresentando um futebol soberbo.

A partida colocava frente a frente dois favoritos. Vale lembrar que a Holanda era a atual campeã européia vencendo a Eurocopa de 1988 dentro da casa dos alemães ocidentais.

De quebra era o duelo, em Milão, do trio de ouro da Internazionale, os alemães Andreas Brehme, Jürgen Klinsmann e Lothar Matthäus contra o trio de ouro do Milan, os holandeses Frank Rijkaard, Marco Van Basten e Ruud Gullit.

Alemanha Ocidental 2 x 1 Holanda


As oitavas ainda tiveram outras partidas interessantes, como o duelo entre os bicampeões Uruguai e os tricampeões e anfitriões Itália, além de Iugoslávia e Espanha, Inglaterra e Bélgica e Romênia e Irlanda

Irlanda 0 x 0 Romênia - vitória da Irlanda nos penaltis



Itália 2 x 0 Uruguai



Iugoslávia 2 x 1 Espanha



Inglaterra 1 x 0 Bélgica



Partes I, II, III e IV (Final).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: